terça-feira, 7 de agosto de 2012



Enem : bolsas de estudo no exterior
ENEM 2012 bolsas de estudos no exterior: Criado no ano de 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou a ter mais forças quando ganhou novo formato, a partir de 2009. Desde então, o exame é uma ferramenta importantíssima do Ministério da Educação (MEC) no que diz respeito ao acesso dos estudantes ao ensino superior.
O “projeto ENEM” está crescendo a cada dia e, como fruto de tal crescimento, surgiu uma ação conjunta do MEC e dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que originou um novo programa do Governo Federal, chamado Ciência sem Fronteiras.
Ciência sem Fronteiras é um programa que oferta bolsas de estudos e busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O site do programa é o seguinte: www.cienciasemfronteiras.gov.br/.
Como conseguir bolsas de estudos no exterior com o ENEM 2012?
Os requisitos básicos para participar do Ciências sem Fronteiras são os seguintes:
  • Ter sido classificado com nota do ENEM de, no mínimo, 600 pontos;
  • Ser brasileiro ou naturalizado;
  • Estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras;
  • Possuir bom desempenho acadêmico;
  • Ter concluído 20% do currículo previsto para o curso de graduação.
Os cursos das áreas prioritárias são os seguintes: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Formação de Tecnólogos; Biotecnologia; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Nanotecnologia e Novos Materiais; Produção Agrícola Sustentável; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Fármacos; Biodiversidade e Bioprospecção; Tecnologia Aeroespacial; Ciências do Mar; Computação e Tecnologias da Informação; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde.
Todos os premiados com as bolsas do programa recebem outros benefícios, além da mensalidade da bolsa, como: Auxílio-instalação (para o início da estadia dos alunos), passagens aéreas e seguro saúde.
A duração das bolsas é de 12 meses, mas caso haja a necessidade de o aluno fazer um curso de idiomas, são acrescidos mais 03 meses para esta finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário