Lista
de obras literárias indicadas para as questões de Literatura Brasileira
As
questões de Literatura Brasileira versarão sobre as obras a seguir,
selecionadas com o propósito de distinguir manifestações significativas no
desenvolvimento de nosso processo literário.
Os textos serão abordados em função
de seu momento cultural, sua situação na história da literatura brasileira e
sua realização enquanto obra de arte literária.
Recomenda-se a leitura das obras integrais.
O conhecimento dessas obras supõe
capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de
aspectos próprios aos diferentes gêneros e modalidades que nelas se
manifestam.
Entende-se que é necessário
conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético que cerca a
composição de cada obra.
Os candidatos poderão servir-se de
qualquer versão integral das obras, independente da editora.
Atenção
Em 10/04/2013 a obra literária "A Última Quimera", de Ana Miranda, foi reinserida na
lista de obras indicadas.
Obra Literária
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Autor
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• Anjo Negro
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Nelson Rodrigues
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• A Última Quimera
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Ana Miranda
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• Claro Enigma
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Carlos Drummond de Andrade
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• Fogo Morto
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José Lins do Rego
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• Inocência
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Visconde de Taunay
(Alfredo d’Escragnolle Taunay)
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• Luciola
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José de Alencar
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• Os Dois ou o Inglês Maquinista
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Luís Carlos Martins Pena
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• O Bom Crioulo
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Adolfo Caminha
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• Poemas Escolhidos
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Gregório de Matos
(organização de José Miguel Wisnik)
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• Urupês
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Monteiro Lobato
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Observações:
1. Em 10/04/2013 a obra literária "A Última Quimera", de Ana Miranda, foi reinserida na
lista de obras indicadas.
2. A peça Os Dois ou o Inglês
Maquinista está disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br.
3. A edição do volume de poemas de Gregório de Matos
que se encontra hoje nas livrarias é a seguinte: MATOS, Gregório de. Poemas
escolhidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. Seleção e Introdução
de José Miguel Wisnik. Há edições
anteriores desse livro, publicadas pela Editora Cultrix e pelo Círculo do
Livro, que também podem ser consultadas. Como, além dessa, há muitas edições
de obras de Gregório de Matos disponíveis em bibliotecas, uma outra opção
pode ser a consulta à edição indicada, para ciência de quais são os poemas
selecionados. Esses poemas poderão ser lidos, então, nas edições que
estiverem ao alcance do candidato.
Língua
portuguesa e compreensão de textos
Tem por objetivo
central avaliar a capacidade de o candidato compreender textos de diferentes
gêneros, mostrando o domínio que se espera de quem já concluiu o ensino
médio, bem como avaliar a capacidade de perceber relações estruturais e
semânticas entre fenômenos linguísticos sentenciais e textuais e operar sobre
eles, mostrando domínio da língua padrão escrita.
TÓPICOS:
- Identificação das características do texto
relacionadas: ao gênero (artigo, carta, crônica etc.); ao tipo
(narrativo, argumentativo, descritivo etc.); ao registro (formal,
informal); à variedade (padrão, não-padrão); à modalidade (oral,
escrita);
- Apreensão dos efeitos de sentido decorrentes
do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes
gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc;
- Identificação das ideias expressas no texto,
bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações
entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação
etc.);
- Análise da organização argumentativa do
texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e
avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo;
- Dedução de ideias e pontos de vista
implícitos ao texto;
- Reconhecimento das diferentes “vozes” dentro
de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para
demarcá-las;
- Reconhecimento da posição do autor frente às
informações apresentadas no texto: (fato ou opinião; sério ou ridículo;
concordância ou discordância etc.) bem como dos recursos linguísticos
indicadores dessas avaliações;
- Avaliação de operações realizadas sobre
textos, tais como paráfrase, síntese, continuidade etc;
- Comparação entre textos, considerando o
gênero, a abordagem dos temas, a organização textual e uso de recursos
linguísticos;
- Identificação do significado de palavras,
expressões ou estruturas frasais em determinados contextos;
- Identificação dos recursos coesivos do texto
(expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido
que estabelecem;
- Domínio da variedade padrão escrita: normas
de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.
- Aplicação de princípios ou regras a dados
linguísticos;
- Reconhecimento de relações estruturais e
semânticas entre frases ou expressões;
- Identificação, em textos de diferentes
gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades
linguísticas sociais, regionais ou de registro.
Compreensão
e produção de textos
Tem por objetivo avaliar a capacidade de o candidato produzir textos de
diferentes gêneros textuais, atendendo aos seguintes aspectos:
- Fidelidade ao que propõe a questão, o que
requer também domínio de leitura de texto(s) que serve(m) de base;
- Organização global e coerência do texto;
- Uso adequado de recursos coesivos;
- Domínio da língua culta contemporânea:
normas de concordância, regência, colocação, além de uso de vocabulário
adequado;
- Domínio de estruturas sintáticas próprias da
escrita, bem como dos sinais de pontuação, tendo em vista um máximo de
clareza e precisão;
- Legibilidade do texto e respeito às normas
ortográficas em vigor.
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