sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PROCESSO SELETIVO UFPR 2013/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
RELAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS
(publicado em 18/01/2013 - 17h15min)
(atualizado em 04/04/2013 - 14h30min)
Lista de obras literárias indicadas para as questões de Literatura Brasileira

       As questões de Literatura Brasileira versarão sobre as obras a seguir, selecionadas com o propósito de distinguir manifestações significativas no desenvolvimento de nosso processo literário.
       Os textos serão abordados em função de seu momento cultural, sua situação na história da literatura brasileira e sua realização enquanto obra de arte literária.
Recomenda-se a leitura das obras integrais.
       O conhecimento dessas obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros e modalidades que nelas se manifestam.
       Entende-se que é necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético que cerca a composição de cada obra.
       Os candidatos poderão servir-se de qualquer versão integral das obras, independente da editora.
Atenção

Em 10/04/2013 a obra literária "
A Última Quimera", de Ana Miranda, foi reinserida na lista de obras indicadas.
Obra Literária
Autor
• Anjo Negro
Nelson Rodrigues
• A Última Quimera
Ana Miranda
• Claro Enigma
Carlos Drummond de Andrade
• Fogo Morto
José Lins do Rego
• Inocência
Visconde de Taunay
(Alfredo d’Escragnolle Taunay)
• Luciola
José de Alencar
• Os Dois ou o Inglês Maquinista
Luís Carlos Martins Pena
• O Bom Crioulo
Adolfo Caminha
• Poemas Escolhidos
Gregório de Matos
(organização de José Miguel Wisnik)
• Urupês
Monteiro Lobato

Observações:

1. Em 10/04/2013 a obra literária "
A Última Quimera", de Ana Miranda, foi reinserida na lista de obras indicadas.

2. A peça Os Dois ou o Inglês Maquinista está disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br.

3. A edição do volume de poemas de Gregório de Matos que se encontra hoje nas livrarias é a seguinte: MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. Seleção e Introdução de José Miguel Wisnik. Há edições anteriores desse livro, publicadas pela Editora Cultrix e pelo Círculo do Livro, que também podem ser consultadas. Como, além dessa, há muitas edições de obras de Gregório de Matos disponíveis em bibliotecas, uma outra opção pode ser a consulta à edição indicada, para ciência de quais são os poemas selecionados. Esses poemas poderão ser lidos, então, nas edições que estiverem ao alcance do candidato.

Língua portuguesa e compreensão de textos

Tem por objetivo central avaliar a capacidade de o candidato compreender textos de diferentes gêneros, mostrando o domínio que se espera de quem já concluiu o ensino médio, bem como avaliar a capacidade de perceber relações estruturais e semânticas entre fenômenos linguísticos sentenciais e textuais e operar sobre eles, mostrando domínio da língua padrão escrita.

TÓPICOS:
  • Identificação das características do texto relacionadas: ao gênero (artigo, carta, crônica etc.); ao tipo (narrativo, argumentativo, descritivo etc.); ao registro (formal, informal); à variedade (padrão, não-padrão); à modalidade (oral, escrita);
  • Apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc;
  • Identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.);
  • Análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo;
  • Dedução de ideias e pontos de vista implícitos ao texto;
  • Reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las;
  • Reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto: (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.) bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações;
  • Avaliação de operações realizadas sobre textos, tais como paráfrase, síntese, continuidade etc;
  • Comparação entre textos, considerando o gênero, a abordagem dos temas, a organização textual e uso de recursos linguísticos;
  • Identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos;
  • Identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem;
  • Domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.
  • Aplicação de princípios ou regras a dados linguísticos;
  • Reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões;
  • Identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.

Compreensão e produção de textos

Tem por objetivo avaliar a capacidade de o candidato produzir textos de diferentes gêneros textuais, atendendo aos seguintes aspectos:
  • Fidelidade ao que propõe a questão, o que requer também domínio de leitura de texto(s) que serve(m) de base;
  • Organização global e coerência do texto;
  • Uso adequado de recursos coesivos;
  • Domínio da língua culta contemporânea: normas de concordância, regência, colocação, além de uso de vocabulário adequado;
  • Domínio de estruturas sintáticas próprias da escrita, bem como dos sinais de pontuação, tendo em vista um máximo de clareza e precisão;
  • Legibilidade do texto e respeito às normas ortográficas em vigor.
       


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