segunda-feira, 3 de setembro de 2012

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA



INTERPRETANDO GRÁFICOS

            Os gráficos e as tabelas são tipos de texto. Os gráficos comunicam as mesmas ideias das tabelas, mas permitem uma compreensão mais rápida do comportamento dos dados, uma vez que destacam apenas suas características mais relevantes. Os gráficos “falam” mais rapidamente do que as tabelas.
            Os principais (e mais utilizados) tipos de gráficos estatísticos são:

Gráfico de linhasEle é utilizado principalmente para séries temporais, o eixo x para as épocas e o eixo y para as frequências. Os pontos obtidos são unidos por linhas. Esse tipo de gráfico representa dados que independem do total e deve obedecer à ordem cronológica.

Gráfico de barrasEsse tipo de gráfico é indicado para comparar grandezas, em séries geográficas ou específicas com nomes extensos, independentes do total. Os retângulos ocupam posição horizontal.

Gráfico de colunasEsse gráfico é formado por retângulos dispostos verticalmente de mesma largura. A largura é arbitrária e a altura deve ser proporcional à grandeza das variáveis representadas.

Gráfico de setores (pizza)Esse gráfico é utilizado quando se quer comparar a parte com o todo e depende do total. Cada dado (quantidade) representa um setor do círculo. Para construí-lo, basta uma regra de três simples: Total – 360º
Setor – xº

Pictograma – São gráficos semelhantes aos gráficos de colunas e barras; a principal diferença reside no fato de utilizarem figuras ou símbolos referentes ao fenômeno ou acontecimento, objeto de estudo.

InfográficoÉ um desenho ou imagem que explica e informa: mistura de “info” de informação e de “gráfico”, de desenho, imagem, representação visual. Trata-se de uma palavra de uso recente, ainda que o conceito venha sendo utilizado há muito tempo. Os infográficos são um grande atrativo para a leitura das matérias em jornais e revistas: facilitam a compreensão do texto e oferecem mais rapidamente a ideia clara dos sujeitos, do tempo e do espaço da notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário